sábado, 7 de outubro de 2017

Semifrio de dióspiro

Olá,
Crescer na aldeia é sinônimo de ter sempre fruta da época em casa. E claro, quando não temos árvores de um determinado fruto no quintal, os vizinhos fazem questão de brindar com belos exemplares. Neste caso recebi um cesto com maravilhosos dióspiros, e decidi fazer um semifrio. Aqui fica a receita...

INGREDIENTES:

300 g de bolachas secas de chocolate ou digestivas *
600 g de dióspiros
100 g de açúcar em pó
80 g de  manteiga
4 iogurtes naturais
6 folhas de gelatina
Raspa de casca de lima q.b.

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO:

▪ Triture as bolachas na picadora e deite numa tigela. Derreta a manteiga, junte à bolacha, misture bem, deite numa forma de abrir com fundo amovível e pressione bem para forrar o fundo. Reserve no frio.

▪ Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Lave e descasque os dióspiros, corte-os em pedaços e reduza-os a puré no liquidificador ou com a varinha. Reserve 100 g do puré, deite o restante para uma tigela, junte os iogurtes e o açúcar em pó e mexa bem.

▪ Deite as folhas de gelatina escorridas numa taça com 1 colher (sopa) de água, leve a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione à mistura anterior, em fio e mexendo sempre com as varas. Verta sobre a base de bolacha na forma e leve novamente ao frio até ficar firme.

▪ Depois desenforme, espalhe por cima o puré de dióspiro que reservou e sirva decorado com bolachas trituradas e raspa de casca de lima.

*optei por utilizar bolachas digestivas com pepitas de chocolate

3 comentários:

  1. Este ano acho que não vou ter a sorte de conseguir dióspiros. O semifrio ficou mesmo ao meu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei dióspiros em receita, este semifrio tem um aspecto super delicioso.

    ResponderEliminar
  3. Looks like a tasty breakfast! Thanks for the share, keep up the posts.
    Scarlett

    ResponderEliminar